top of page
teacher-state-programs_edited.jpg

Três dicas para manter o Compliance Fiscal

Neste texto serão abordados os três principais pontos que possibilitam sua empresa estar sempre em Compliance Fiscal.


1. Entender o que é compliance fiscal

O primeiro ponto fundamental é entender o que é o Compliance Fiscal, essa compreensão permite que a sua empresa esteja agindo sempre de acordo com as regras e normas estipuladas para o seu tipo e porte empresarial, além disso por meio do monitoramento frequente de atividades fiscais é possível perceber qualquer problema operacional antes que torne-se uma questão contenciosa.

Portanto, Compliance Fiscal é a utilização de práticas para adequar os processos fiscais e contábeis do seu negócio às obrigações vigentes referentes ao seu setor de atuação.


2. Organização e planejamento

O segundo ponto é a organização e o planejamento, possuir um sistema ou setor dentro da sua empresa que faça o acompanhamento regularmente de toda a documentação fiscal, evita problemas na momento de declarar os impostos.

Além disso, fazer um planejamento, mensal, trimestral ou anual é importante para garantir que durante as auditorias seja possível ter uma melhor visão do seu negócio e a correspondência ou não dos valores pagos em impostos e tributos.


3. Reveja a estrutura da sua empresa

O último ponto é a revisão da estrutura do seu negócio, a escolha da entidade legal de sua empresa está diretamente ligada ao regime tributário e consequentemente aos impostos a serem pagos, portanto uma revisão periódica dos parâmetros da sua empresa é fundamental para que haja Compliance Fiscal.


Desta forma, entrar em Compliance Fiscal evitam multas, juros e algumas outras penalidades previstas na legislação, além de minimizar os custos administrativos relacionados a parte tributária da empresa, gerando assim maior valor ao seu negócio.

Sendo assim, é possível perceber que para estar em Compliance Fiscal é preciso atenção contínua e regular da sua empresa no que diz respeito a processos contábeis e fiscais. Estes três passos são a base para alcançar este objetivo, mas é preciso de mais do que isso, por isso, muitas vezes, é recomendada a contratação de uma assessoria tributária para estar sempre em conformidade com a lei.


Para mais informações ou dúvidas:





Comments


bottom of page