top of page
teacher-state-programs_edited.jpg

Justiça autoriza contribuinte a recolher valor fixo de ISS

Empresas formadas por advogados, economistas, contadores e médicos têm obtido na Justiça autorização para recolher o ISS por meio de um valor fixo, como sociedade uniprofissional.


As sociedades uniprofissionais são formadas por colegas de uma mesma profissão. Têm direito ao recolhimento de ISS diferenciado e os valores são geralmente mais baixos do que os cobrados das empresas comuns - que recolhem um percentual sobre o faturamento. As regras estão no Decreto Lei nº 406, de 1968.


Prefeituras, como a de São Paulo, porém, costumam desenquadrar empresas como sociedades uniprofissionais quando verificam que são compostas por sócios com especialidades diferentes. Ou quando, como no caso do economista Gustavo Loyola, trata-se de uma sociedade limitada - o que impossibilitaria a responsabilização dos profissionais pelos serviços prestados.


Para o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), porém, a sociedade uniprofissional pode ser constituída na modalidade limitada e ainda assim usufruir do benefício tributário, seguindo o entendimento de um importante precedente da 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) - que unifica o entendimento das turmas de direito público.


Para maiores informações, entre em contato pelo e-mail rmarques@marquesadvs.com, ou acesse o site www.marquesadvs.com.br.

Comments


bottom of page